Um pouco de nossa história

O Boi de Nina Rodrigues foi criado no Município de Nina Rodrigues, Antiga Vila da Manga, distante de São Luís 180 km, situado entre as margens dos rios: Preto, Munim e Iguará. 

Nina Rodrigues, está intimamente ligado à História do Maranhão, pois foi em suas terras que no dia 13 de dezembro de 1838, iniciou-se um dos maiores movimentos revolucionários da época, a GUERRA DA BALAIADA, fato que está presente em inúmeras manifestações culturais e artísticas do Povo do Município. 

Em 28 de março de 1989, com o intuito de preservar e resgatar os traços culturais e remanescentes do Município, CONCITA BRAGA, CHICO POETA e JONES BRAGA, iniciam uma pesquisa dentro da Comunidade para identificar qual das manifestações popular/cultural representaria com maior dignidade as histórias/estórias, os costumes e valores de um povo. Foi caracterizado como a mais tênue expressão artístico-cultural, o Bumba-boi, surgindo assim o BUMBA-BOI DE NINA RODRIGUES ‘’BRILHO DA BALAIADA’’.

O Boi de Nina Rodrigues, vem desde 1990, desenvolvendo junto à comunidade, o resgate cultural através da música, poesia e da arte, na perspectiva de não deixar morrer a nossa historia e a nossa cultura.

Ousando do seu caráter original o Boi de Nina Rodrigues registra a identidade de um povo envolto num mar de criatividade com a gravação do seu primeiro vinil em 1991. Ainda nesse ano o Boi de Nina Rodrigues, a convite de Dra Roseana Sarney apresenta-se pela primeira vez ao grande público maranhense firmando sua existência no contexto de Bumba Boi de Orquestra do Maranhão.

Desde então, o Boi de Nina Rodrigues, com Nove CD’s gravados vem mantendo-se como “Modelo” para os demais grupos culturais em suas coreografias harmônicas e ritmadas, sendo pioneiros na introdução de novos instrumentos não utilizados até então em Bumba Boi de Orquestra, sem perder no entanto, suas raízes preservando suas características regionais.

Em toda sua trajetória musical o Boi de Nina Rodrigues, no enriquecimento de sua musicalidade, convida Artistas Maranhenses para participar na produção musical de seus CD’s, dentre eles estão: Josias Sobrinho, Rogeryo Du Maranhão, Djalma Chaves, Papete, Beto Pereira, Mano Borges, Cesar Nascimento, Humberto de Maracanã, Cláudio Pinheiro, Carlos da Fé, Ana Torres, Lucia Bastos, Werley Torres, Roberto Ricci e Luis Morais, acrescentando ainda mais qualidade artística às gravações das mais belas toadas. Toadas essas como Nordeste Brasileiro que em 2001 teve seus direitos autorais cedidos à TV Globo Nordeste por ser o mais expressivo registro da beleza nordestina enfatizando nossa tradição, firmando assim o Boi de Nina Rodrigues como um dos maiores precursor e divulgador da cultura maranhense. 

Visando a manutenção e divulgação de nossas tradições o Boi de Nina Rodrigues no ano de 2000, conquista sua Sede própria possibilitando à Comunidade do Monte Castelo e demais localidades à participação de forma gratuita em Oficinas de trabalhos artesanais como: chapéus em canutilhos e em fitas, coletes, trajes indígenas, cocás, etc. Toda essa atividade não possui fins lucrativos e a realização das mesmas só tornam-se possíveis mediante valorosa contribuição dos admiradores do Boi e do esforço pessoal da Idealizadora desse grande sonho CONCITA BRAGA. 

O Boi de Nina Rodrigues conta hoje com 150 brincantes assim distribuídos: 30 Índias Oficiais (10 substitutas), 28 Campeadores (05substitutos), 32 Vaqueiros de Fita (05 substitutos), 05 Mutucas (crianças), 02 Miolos (dançam sob o boi), 03 Índias Guerreiras, 01 Campeadora Principal (Amo do Boi), 01 Pai Francisco, 01 Mãe Catirina, 03 Cantadores, 02 Tambores Onças, 02 Zabumbas, 02 Trompetes, 02 Trombones, 01 Sax-Tenor, 02 Banjos, 01 Violão, 01 Contrabaixo, 04 Ganzás e 07 integrantes da produção. 

O Boi de Nina Rodrigues estende sua programação além fronteiras juninas uma vez que o mesmo participa de vários eventos ligados à cultura Maranhense dentro e fora do Estado. Tradicionalmente, no mês de novembro, acontece o Auto da Morte do Boi de Nina Rodrigues na cidade de mesmo nome, evento esse que reuni vários artistas da Cultura Maranhense assim como convidados especiais ilustrando ainda mais o potencial da região como representante da Arte do Bumba-boi.

A Orquestra

Liderada pelo maestro Lobatinho, nossa orquestra é conhecida como uma das melhores do São João Maranhense! 

Nossa "pegada diferente", de ritmo frenético e contagiante, reúne instrumentos de sopro, de cordas e de percurssão ao nosso modo, fazendo do Nina Rodrigues algo único de se ouvir.

Nossos Brincantes

Não da pra falar da família Nina Rodrigues sem citar seus ilustres membros: os nossos brincantes! Nossos incansáveis vaqueiros, índias, Catirina, Pai Francisco e miolos.

Quem nunca ouviu falar das mais belas índias do Maranhão, com seus charmosos bailados e pinicados? E quem nunca ouviu falar do batalhão de campeadores mais elogiado do Maranhão?